domingo, 24 de janeiro de 2016

Qual fruta certa comer em cada momento do dia?

É necessário consumir entre três e cinco porções de frutas por dia para absorver boas quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes no alimento 


Importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas devem fazer parte da dieta diária.


O ideal é consumir entre três e cinco porções do alimento, que também é rico em antioxidantes, fundamentais para prevenir o acúmulo de radicais livres e evitar processos inflamatórios no organismo.


No mínimo, é necessário ingerir uma porção no café da manhã, outra no lanche da tarde e uma terceira na ceia, por exemplo aconselha Perla Menezes, nutricionista e mestre em farmácia de Ribeirão Preto (SP).

E o mais indicado é variar para diversificar os nutrientes absorvidos. “Para a sobremesa, opte por abacaxi ou mamão, que possuem enzimas importantes para facilitar a digestão”.

Ou ainda escolha frutas ricas em vitamina C, como laranja, manga, goiaba, acerola e caju, já que a substância melhora a absorção do ferro de origem vegetal ingerida na refeição, orienta Mauro Takahashi, nutricionista com Programa de Aprimoramento pelo CeMENutri (Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição) da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), de Botucatu (SP). 



A banana é apontada pelo nutricionista como a mais indicada para ser consumida imediatamente antes ou até mesmo durante o exercício. "A fruta possui ótima digestibilidade e é uma boa fonte de energia. Outras opções são as frutas secas, que também fornecem energia, vitaminas e minerais em pouco volume de alimento", diz Takahashi. 

Porém, antes da atividade física, evite frutas com grande quantidade de fibras, como laranja com bagaço, mexerica, manga e frutas com casca, que podem causar um desconforto gástrico. "Também exclua do pré-treino aquelas ricas em gordura, como abacate, açaí e coco", lista Perla. 


Para depois da corrida, boas alternativas são ameixas, uvas, tâmaras, abacaxis, suco de laranja e suco de manga, que têm alto índice glicêmico e colaboram para a reposição de glicogênio muscular.


Fonte: www.terra.com.br