sábado, 23 de janeiro de 2016

Confira 10 raças de cachorro para apartamento



Fazer o oposto e escolher uma raça linda, energética e grande (como o Golden etriever) sem pensar na qualidade de vida que o animal terá, pode ser pior ainda.
A boa notícia para quem mora em locais pequenos, é que existem diversas raças que são ótimas para apartamentos. Apesar de algumas vezes os cachorros menores serem um pouco barulhentos. raças de porte pequeno necessitam de um espaço menor para se exercitar e podem ser excelentes companheiros. 

Confira as 10 raças indicadas para se ter em apartamento:

1. Poodle Toy

Apesar de engordar facilmente, o poodle é ótimo para apartamentos, visto que deseja ficar ao lado de seus donos 24hs por dia.




País de origem: França

Peso: 3kg a 5kg

Altura da cernelha: 25cm a 28cm

Expectativa de vida: 14 a 15 anos

Escovação: não necessária

Nível necessário de atividade física: médio






Mesmo não sendo mais tão popular, o Poodle Toy já teve sua época de bastante sucesso e continua sendo ótimo para apartamentos. Os poodles não soltam pelos e não possuem um forte odor característico, como é o caso da maioria das outras raças. Ainda que, geralmente, latam bastante, os poodles são cães extremamente inteligentes e podem ser facilmente adestrados. Além disso, são leais, protetores e ficam ao lado de seu dono o tempo inteiro. Mas podem, algumas vezes, apresentar um comportamento agressivo com qualquer pessoa que tente se aproximar de seu território. Vale frisar que o poodle possui tendência a engordar e, por isso, passeios diários são essenciais!


2. Yorkshire Terrier

O popular e alegre Yorkshire, apesar de agitado, adapta-se facilmente aos ambientes pequenos e lida bem com a solidão.




País de origem: Grã-Bretanha

Peso: até 3,1kg

Altura da cernelha: 20cm

Expectativa de vida: 12 a 13 anos

Escovação: diária

Nível necessário de atividade física: baixo





O Yorkshire Terrier é hoje a raça mais popular dentre as de pequeno porte. Apesar de os yorkies serem bastante ativos, são alegres, inteligentes e ótimos para apartamentos e pessoas que trabalhem fora. Principalmente por serem independentes e ficarem bem sozinhos.

Os pelos lisos do yorkie precisam de cuidados e, apesar de não caírem muito, necessitam de banhos semanais. Ainda que possua uma personalidade autossuficiente, o yorkshire também é fiel e bastante alegre. Para os donos sem tempo, pode ser uma ótima escolha, visto que não precisam passear muito e, ainda assim, continuam esbeltos.

3. Lhasa Apso

Originário do Tibete, o Lhasa Apso não precisa de muito espaço para se exercitar e é bastante independente. 




País de origem: Tibete

Peso: 4kg a 7kg

Altura da cernelha: 24cm a 26cm

Expectativa de vida: 13 a 14 anos

Escovação: diária

Nível necessário de atividade física: moderado












Também bastante popular, o Lhasa Apso necessita de cuidados especiais com seus pelos lisos e sedosos. Geralmente, os cães dessa raça são dóceis e bastante alegres, mas não costumam lidar bem com pessoas desconhecidas. 
O Lhasa Apso é ótimo para apartamentos e adoram um monte de carinho. Assim como o yorkie, os cães dessa raça não necessitam de passeios diários.

4. Shih Tzu

Além de fácil adaptação aos ambientes menores, o Shih Tzu pode ficar sozinho.



País de origem: Tibete

Peso: 4kg a 8kg

Altura da cernelha: 23cm a 27cm

Expectativa de vida: 13 anos

Escovação: diária

Nível necessário de atividade física: baixo 







Mais uma raça que necessita de cuidados especiais com os pelos:banhos frequentes e escovação diária. O Shih Tzu, assim como o Yorkshire Terrier, é bastante independente e não precisa de muito espaço para viver bem. Apesar da independência, também é um cão companheiro, dócil e protetor.

5. Maltês

Como o Maltês não tem tendência a engordar e gosta muito da companhia de seus donos, é ótimo para apartamentos.



País de origem: Itália

Peso: 3kg a 4kg

Altura da cernelha: 20cm a 25cm

Expectativa de vida: 12 a 13 anos

Escovação: diária

Nível necessário de atividade física: baixo 






O Maltês conta com uma junção de características de outras raças: enquanto tem o lado possessivo e protetor do poodle, possui os pelos lisos que necessitam de bastante cuidado. Os cães dessa raça também lidam muito bem com ambientes pequenos e não necessitam tanto de passeios, visto que não engordam facilmente.

6. Pug

As dificuldades que o Pug tem para respirar, fazem com que ele não seja muito amigo de atividades físicas.



País de origem: Grã-Bretanha

Peso: 6kg a 8kg

Altura da cernelha: 30cm

Expectativa de vida: 13 a 15 anos

Escovação: não necessária

Nível necessário de atividade física: médio 







O Pug é perfeito para apartamentos, visto que precisa de pouco exercício. Quem conhece, com certeza já notou o focinho “achatado” bastante característico dessa raça, o que dificulta sua respiração. Além disso, os Pugs são cachorros dóceis, quietos e que não necessitam de cuidados extras em seus pelos. Apesar de engordar, os passeios devem ser leves e nunca em dias/horários de muito calor.


7. Spitz

Com jeito de raposa em miniatura, o Spitz moraria em um cubículo, desde que na companhia de seu dono.  



País de origem: Alemanha

Peso: 3kg a 3,5kg

Altura da cernelha: 18cm a 22cm

Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Escovação: diária

Nível necessário de atividade física: moderado 





De porte pequeno e extremamente afetuoso, o Spitz é ótimo para apartamentos, mas não lida muito bem com a solidão. Além de não precisar de muito espaço para se exercitar, esse cachorrinho ainda é bastante fiel, dócil e está sempre disposto a enfrentar qualquer perigo pelo dono, independente do seu tamanho.

8. Dachshund

O Dachshund é um ótimo protetor, vive bem com crianças e continua brincalhão a vida toda. 



País de origem: Alemanha

Peso: até 9kg

Altura da cernelha: 26 cm a 37cm

Expectativa de vida: 13 a 14 anos

Escovação: não necessária

Nível necessário de atividade física: médio 







O Dachshund, popularmente conhecido como “Salsichinha”, não se exercita muito naturalmente, mas precisa ser estimulado com passeios, tendo em vista sua tendência a engordar. Apesar de não necessitarem de cuidados especiais com os pelos, fique sempre atento as travessuras que aprontam, pois suas patinhas são muito curtas.
Acredite ou não, os cães dessa raça são também considerados bons protetores, latindo ao sinal de qualquer perigo. Claramente, são bons e fiéis companheiros de seus donos, mas podem ser mais ariscos com desconhecidos. Por isso, ainda que consigam viver bem em locais pequenos, o ideal é que passeiem sempre e gastem bastante energia.

9. Chihuahua

O Chihuahua não precisa de muita atividade física, contentando-se apenas com a atenção dos donos e seus brinquedos. 



País de origem: México

Peso: 1kg a 3,5kg

Altura da cernelha: 16m a 20cm

Expectativa de vida: 13 anos

Escovação: diária

Nível necessário de atividade física: moderado 





O Chihuahua é uma das menores raças do mundo e, por isso, é perfeito para apartamentos. Além disso, não necessita de muita atividade física, contentando-se apenas com muita diversão e diversos brinquedos. Apesar de ser amável e agitado, o Chihuahua também pode ser bastante ciumento e, por consequência, arisco. Também adora ficar aconchegado perto de seu dono ou em sua caminha, pois sente muito frio.

10. Pinscher

Ainda que lata bastante, o Pinscher é um cão doce, inteligente e adaptável. 



País de origem: Alemanha

Peso: 2kg a 4kg

Altura da cernelha: 25 cm a 30 cm

Expectativa de vida: 15 anos

Escovação: não necessária

Nível necessário de atividade física: médio 






Pode ser difícil de acreditar, mas o Pinscher é considerado um cão de guarda. Apesar de ser pequeno, esse cão bastante protetor e ciumento é muito conhecido pelo seu latido incessante. Entretanto, são inteligentes e se adaptam facilmente aos ambientes pequenos. Afinal, não precisam de muito espaço para gastar energia, nem de muitos cuidados com seu pelo curto.
Independente da raça, todos os cães não necessitam apenas de água e comida, mas também de carinho, diversão, atenção e passeios regulares, ainda que não tenham tendência à obesidade. A grande diferença é que, alguns cães, por serem menores, contentam-se com menos espaço, mas todos gostam e devem conhecer o mundo e socializarem-se com outros animais e pessoas.