Correr no parque relaxa, proporciona contato com outras
pessoas, dá para fazer no horário que você puder e, o melhor, é grátis. Dá até
para chamar uma amiga e colocar o papo em dia enquanto queima umas calorias. Só
não vale pular o aquecimento antes de apertar o passo e alongar
quando finalizar o treino. "Se você está começando agora, inicie
caminhando e coloque trechos de corrida em suas passadas. Faça um treino de 30
minutos ou até, no máximo, uma hora. A gordura só começa a ser
queimada depois dos 20 minutos de exercício”, conta Marcelo Peres,
personal trainer da Ecofit (SP).
Treinando três vezes por
semana, dá para terminar uma prova de cinco quilômetros, correndo o percurso
inteiro, entre três e seis meses, dependendo da condição física e da idade do
atleta
DICAS
PRÁTICAS
A hora ideal
O começo da manhã e o fim da tarde são os momentos mais indicados para a prática da corrida ao ar livre. Nessas horas, há pouco sol e a umidade do ar costuma estar mais alta — consequentemente, é menor a possibilidade de o corpo desidratar. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível, sim, correr na chuva. A água não atrapalha a prática do esporte, o problema é o conforto dos atletas. Muita chuva deixa os tênis e mais pesados, e a visão fica comprometida — mas, se for uma garoa, pode ser até agradável.
Os tênis
Existem três tipos de pisada: a pronada, que usa a parte de dentro do pé; a neutra; e a supinada, que usa a parte de fora do pé como apoio. O ideal é comprar um tênis específico para o seu tipo de pisada, mas, para iniciantes, basta adquirir um neutro. Com tempo de prática, é possível corrigir a pisada com uma palmilha adequada.
As lesões mais frequentes
Não existe uma lesão que seja mais frequente do que outras, mas os atletas costumam ter problemas no joelho, canelite, fraturas por estresse e tendinite.
Alongar antes ou depois?
Não é consenso, mas os treinadores preferem deixar o alongamento para o final do exercício. Segundo Thiago, o corpo precisa apenas estar aquecido para começar a corrida, e esse aquecimento pode ser feito com uma caminhada leve, de 10 minutos, antes do treino propriamente dito. Depois da corrida, é importante esticar os músculos para evitar dores e lesões posteriores.
Música ou silêncio?
Depende muito do corredor. Algumas pessoas procuram motivação nas músicas, mas, em alguns momentos, é importante prestar atenção no ritmo da respiração, e o som pode atrapalhar. Em ocasiões em que o espaço vai ser dividido com carros e bicicletas, a trilha sonora pode atrapalhar a audição de barulhos importantes para evitar acidentes.
Fonte: www.modernasaude.com.br